Orquestra da Escola de Música da A. H. Bombeiros V. de Linda-a-Pastora - Banda Filarmónica
Orquestra da Escola de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora foi criada entre 1860-1890, no Concelho de Oeiras juntando-se a muitas outras conhecidas na altura por Corpos Voluntários de Salvação Pública com a missão de apoio à população e ao combate a incêndios.
Desde o seu início que a sua atividade recreativa e cultural era notória e de destaque no Concelho já com uma Banda formada por 50 elementos todos com formação musical.
Foi uma altura de grandes dificuldades, no entanto estiveram sempre presentes grandes valores de entrega, dedicação e bravura que foram passando ao longo dos tempos dedicados a este Concelho e ao nosso país.
Foi na continuação desta entrega que muitos projetos foram idealizados e concretizados e este será mais um que esta Associação gostaria de realizar pensando na comunidade onde está inserida - o do acesso à formação musical e à aprendizagem de instrumentos para crianças, jovens e adultos a baixo custo. Um investimento feito através de parcerias, de apoios de empresas, do “apadrinhar” instrumentos e de um possível apoio da União de Freguesias Carnaxide Queijas e da Câmara de Oeiras.
O local onde decorrem as aulas é nas instalações do Quartel, também uma referência para além da escola, com transmissão de valores podendo estas crianças experienciar a noção do voluntariado e da sua importância para com o outro. Também um local acessível em termos percurso a quase todas as escolas o que irá permitir as crianças e os jovens deslocarem-se facilmente para as aulas.
Temos a noção que a educação é uma variável importante no desenvolvimento do concelho de Oeiras, um território que a nível nacional se distingue pelo seu dinamismo, associado à forte ligação que tem conseguido exercer nas grandes empresas de base tecnológica e da ciência, de modo a ter um reflexo expressivo na qualificação das novas gerações que aqui habitam
A nossa Orquestra da Escola de Música foi assim formada em Maio 2021, uma das exigências do Projeto, tendo sido a sua estreia no dia 11 de Julho, no aniversário dos 130 anos da AHBVLP.
Hoje é constituída por 30 músicos provenientes da Escola de Música tendo como maestro o Professor Nuno Silvestre.
Não podemos deixar de mencionar que apesar de ter passado por dois anos em contacto direto com um cenário desconhecido de todos - uma pandemia, que nos forçou a mudar alguns procedimentos habituais das nossas rotinas de vida, mas que, no entanto, nos deu mais força para continuar a caminhar. Tudo isto foi possível graças ao espírito de equipa entre a Direção da AHBVLP, professores, alunos e encarregados de educação. Um “espirito” que já nos caracteriza e que vem sendo mencionado através de variados comentários de incentivo e apelo à sua continuidade. A prova desse trabalho em equipa manifesta-se nas 49 atuações musicais desde a sua estreia, a 11 de Julho de 2021 até ao final de Janeiro de 2024.