Orquestra da Escola de Música da A. H. Bombeiros V. de Linda-a-Pastora - Banda Filarmónica
Escola de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora

“Sem música a vida seria um erro.”
Friedrich Nietzsche

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora (AHBVLP) foi criada entre 1860-1890, no Concelho de Oeiras juntando-se a muitas outras conhecidas na altura por Corpos Voluntários de Salvação Pública com a missão de apoio à população e ao combate a incêndios.
Desde o seu início que a sua actividade recreativa e cultural era notória e de grande destaque no Concelho para além da sua Missão, com uma Banda de Música de 50 elementos todos com formação musical.
Foi continuando o seu Legado que, em finais de 2017 surge uma vontade enorme de “construir” uma Escola de Música. Uma Escola de Música diferente assente num grande desafio, o de possibilitar o acesso à formação musical e à aprendizagem de instrumento para crianças, jovens e adultos a baixo custo. Só em Janeiro de 2019, a sua Direcção e após informação ao Comando, dá inicio ao esboço deste Projecto. Um início de muita pesquisa, mas também com apoios incondicionais, nomeadamente do sr. Presidente da União de Freguesias Carnaxide Queijas, Dr. Inigo Pereira que desde sempre incentivou e acompanhou de perto este Projecto, de várias entidades privadas, de particulares, do prof. Nuno Silvestre que apoiou e orientou as questões técnicas necessárias ao início da Escola, do prof. José Dinis do Agrupamento de Escolas, dos Bombeiros de Barcarena e de Fanhões que se juntaram a este querer, a esta nossa vontade de fazer mais pela Música!
Em resumo, um investimento só possível através da paixão pela música, de parcerias, de apoios de empresas, do “apadrinhar” instrumentos e do apoio por parte da União de Freguesias Carnaxide Queijas e da Câmara de Oeiras.
Esta Associação já integra várias actividades de âmbito cultural nas suas instalações, como teatro, folclore, ginástica sénior, entre outras, mas o ensino da música com estas características era o seu especial objetivo.
Tendo em conta que a música e a sua aprendizagem devem ser usadas como ferramentas indispensáveis no desenvolvimento da criança e do jovem, no contributo para a sua evolução social, afetiva, desenvolvimento cognitivo e motor, valorizando a sua autoestima, promovendo o trabalho de grupo, da disciplina e da responsabilidade para uma melhor cidadania, tinha sentido apostarmos no seu ensino e continuar com um trabalho de proximidade entre as escolas, professores e pais.
Sabendo a importância no desenvolvimento e qualificação das novas gerações no Concelho e na nossa comunidade a AHBVLP não poderia deixar de fazer parte integrante desse desafio, defendendo os objetivos deste Projecto:
∙ Promover um ensino marcado pela qualidade, em todas as vertentes da formação do aluno, proporcionando um ensino com qualidade e exigência, de modo a que os alunos consigam atingir um domínio real das competências impostas no final de cada etapa;
∙ Incentivar o gosto pela música desde muito cedo, de forma informal e descontraída assim como promover a sensibilização da comunidade envolvente para a sua aprendizagem.
A 20 de Agosto de 2019, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Linda-a- Pastora abriu as inscrições para a sua Escola de Música…